Ah, a nostalgia das receitas de família! Há algo de especial em preparar uma receita que foi passada de geração em geração. Hoje, quero compartilhar uma dessas joias: a Rosquinha de Padaria que aprendi com a minha avó. Essas rosquinhas são tão deliciosas e macias que derretem na boca, e o sabor é simplesmente maravilhoso. Perfeitas para acompanhar um café ou chá, essas rosquinhas trazem consigo memórias de tardes agradáveis na cozinha da vovó.
Ingredientes da receita de rosquinha de padaria
- ¼ xícara (chá) de leite integral gelado
- 1 colher (sopa) rasa de manteiga ou margarina gelada
- 2 ovos inteiros gelados
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento + cerca de ½ de xícara (chá) de farinha para dar o ponto na massa
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- uma pitada de sal
- 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
- 2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
- açúcar ou misturinha de açúcar com canela em pó a gosto (para finalizar)
Obs.: A medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela adicione: 2 ovos inteiros gelados, 6 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) rasa de manteiga ou margarina gelada.
- Misture com uma espátula ou colher e depois vá acrescentando aos poucos, ¼ xícara (chá) de leite integral gelado e 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, voltando a misturar.
- Inclua 2 colheres (sopa) rasas de amido de milho (que é o segredinho para deixar sua rosquinha fofinha, desfazendo-se na boca), uma pitada de sal e por, último, junte 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó, misturando ainda com a colher.
- Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e vá amassando com as mãos, adicionando gradualmente a ½ xícara (chá) de farinha de trigo restante, que servirá para dar o ponto na massa.
- O ponto correto da massa é quando ela fica macia, homogênea e não gruda mais nas mãos. Trabalhe a massa e adicione a farinha apenas até chegar nesse ponto.
- Para modelar as rosquinhas, forme uma bola com a massa e retire uma porção dela, passando para a bancada enfarinhada. Faça uma “cobrinha” com esse pedaço de massa e depois junte as pontas, dispondo uma pontinha por cima da outra, apertando para unir, formando um círculo. Disponha na bancada enfarinhada.
- Outra maneira de modelar a rosquinha é abrir um pedaço da massa com um rolo, cortar com a boca de um copo, para obter um círculo e fazer o furinho de dentro com um bico de confeitar.
- Escolha como deseja modelar as rosquinhas e repita o processo até terminar a massa.
- Aqueça uma panela com uma boa quantidade de óleo, mas não esquente demais, para não queimar a rosquinha antes de assar.
- Frite poucas unidades por vez, para o óleo não esfriar e elas ficarem encharcadas. Esse processo é bem rápido, quando dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro também.
- Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha, para absorver o excesso de gordura.
- Se desejar, passe as rosquinhas em açúcar ou numa misturinha de açúcar com canela em pó.
- Sirva e delicie-se com sua irresistível rosquinha de padaria!
Dicas Extras:
Para um toque extra de sabor, você pode adicionar raspas de limão ou laranja à massa.
Se preferir, você pode passar as rosquinhas em uma mistura de açúcar e canela ainda quentes, para dar um acabamento irresistível.
Esta receita é totalmente versátil, então sinta-se à vontade para experimentar diferentes variações de sabores e coberturas.
Veja também: Pão caseiro que cresce até no frio: é fácil de fazer, econômico e combina com o Café
A Rosquinha de Padaria da vovó é uma daquelas receitas que trazem conforto e alegria a cada mordida. Com uma massa macia e um sabor irresistível, essas rosquinhas são perfeitas para qualquer ocasião. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gosto e que essa receita traga para a sua casa a mesma alegria que traz para a minha.