Como e quando acontece um eclipse
Para entender a formação do eclipse, você precisa saber que são dois tipo: eclipse solar e eclipse lunar, ambos acontecem quando um planeta ou qualquer outro corpo estelar entra na sombra de outro, ou seja, acaba causando um efeito curioso de echamento e encobrimento, como se o primeiro corpo estivesse tampando o segundo. Quando falamos de eclipse, em toda a longa história do homem e da vida na Terra, estamos falando sempre de um desses dois tipos, seja de eclipse solar e lunar também.
Quando acontece eclipse lunar
O eclipse lunar acontece quando a lua fica coberta pela sombra da Terra. Isso acontece em uma determinada época do ano, época em que o Planeta Terra fica na posição favorável, de frente para luz do sol que acaba vindo em ângulo correta para o evento. Nessa perspectiva, tem-se a impressão que a escuridão se apossa da lua, por isso chamado eclipse lunar.
Como é o eclipse solar
O eclipse solar acontece quando a lua fica em posição favorável a interceptar a luz do sol na Terra. Nessas condições, a impressão que se tem é de que o sol está sendo “apagado” por algo. Porém, o eclipse solar inteiro pode ser visto apenas em uma pequena parte na Terra, dependendo das condições. Apesar disso, grande parte do planeta pode observar o eclipse parcial. Todos ficam batante curiosos para conseguir ver um eclipse, pois além de ser uma obra da natureza que mostra o movimento do sistema solar, é um acontecimento raro, porém lindo de se ver.