Qual a origem da Chia
Tendo como origem as regiões de onde é atualmente o México e Colômbia, as sementes de Chia são utilizadas pelas civilizações pré cabralinas há mais de 2.000 anos, certamente sabiam dos benefícios da Chia ao bom funcionamento do corpo. Atualmente, a semente de Chia pode ser encontrada em casas de alimentação nutricional a preços não muito elevados. No entanto, o preço é valido devido a quantidade de benefícios que esse curioso alimento traz para as nossas vidas e bem estar.
Quais são os nutrientes da Chia
A semente de Chia é surpreendente, rica em diversos nutrientes importantes para nossa alimentação e manutenção do corpo. Confira abaixo algumas informações sobre a Chia: Rica em antioxidantes (impede a ação de diversas doenças), Magnésio, Cálcio, Ferro, Zinco, Cobre, Potássio, Vitaminas do Complexo B, Proteínas, Fibras solúveis e insolúveis (limpeza do intestino) e também o Ômega 3. Podemos perceber que os nutrientes que compõem a Chia são todos aqueles fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo, e o melhor é que está tudo em apenas um alimento.
Como consumir Chia
Se sua dúvida é de como consumir a Chia, acredite, é muito fácil, pois a semente não possui cheiro nem sabor característico. Sendo assim, é possível mistura-las a receitas de pães e bolos, patês, iogurte, cereais, entre outros. Pode-se consumir a Chia também junto com a comida pois ela também é de fácil mastigação. Recomenda-se consumir cerca de duas colheres de sopa por dia da semente em uma dieta balanceada e sem exageros. A presença do ferro, das proteínas e das vitaminas do complexo B ajudam significativamente contra a anemia, a fadiga, contribui para a aquisição energética e são ótimos para reconstrução muscular.