O pernil de porco é um dos pratos mais tradicionais e saborosos das festas de fim de ano. Aqui em casa, ele é presença garantida na mesa, e o segredo para deixá-lo suculento e cheio de sabor está no tempero. Depois de várias tentativas e adaptações, cheguei a uma combinação que é simplesmente irresistível e que faço todos os anos.
Ingredientes:
- 250 mililitros de cerveja clara
- 2 ramos de tomilho fresco
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho
- 1 colher de chá de pimenta calabresa moída
- 1 colher de sopa de páprica doce ou colorau
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de sopa de sal
Modo de preparo:
Comece por colocar a cerveja num recipiente onde irá misturar todos os ingredientes da marinada para pernil.
Dica: sempre devemos usar um ingrediente líquido na marinada, pois ele facilita a incorporação dos temperos. Neste caso usamos a cerveja, mas você poderá substituí-la por vinho verde ou branco ou até caldo de carne caseiro. Em seguida adicione as ervas aromáticas que, neste caso, são o tomilho e a folha de louro.
Dica: outras opções de ervas aromáticas que combinam com carne de porco são orégano, alecrim, sálvia, salsinha e coentro.
Acrescente agora os alhos descascados e picados e também a pimenta calabresa.
Dica: os alhos conferem mais sabor no pernil de porco e a calabresa proporciona um toque picante muito gostoso. No entanto, se você não gostar de comida picante, pode dispensar a pimenta calabresa ou substituir por pimenta do reino moída.
Seguidamente adicione a páprica doce, também chamada de colorau ou urucum, uma especiaria que ajuda a conferir cor no pernil de porco. Por fim, adicione a mostarda, neste caso mostarda Dijon, mas que pode ser também a mostarda amarela, a mostarda antiga ou até mesmo sementes de mostarda moída, para conferir mais sabor.
Dica: a mostarda combina muito bem com mel por isso, se quiser, adicione também 1 colher de chá de mel neste tempero de pernil assado.
Coloque o pernil de porco num saco plástico e adicione toda esta marinada para temperar pernil de porco. Amarre bem o saco e reserve por 8 a 24 horas na geladeira, agitando o saco de vez em quando, para espalhar bem os temperos pela carne.
Dica: se estiver usando pernil de porco congelado, deixe-o descongelar completamente antes de adicionar os ingredientes do tempero.
Após esse tempo, pode transferir a carne e todo o conteúdo do saco para uma assadeira. Termine de temperar o pernil de porco adicionando o sal e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 1 hora ou mais.
Confira também: Nhoque de Natal: Sugestão de Massa pra você preparar nas festas de fim de ano
Dica: calcule 1 hora de forno para cada 1 quilo de pernil. Para evitar que o pernil queime, cubra-o com papel alumínio nos primeiros 40-45 minutos de forno.
Com esse tempero, o pernil fica suculento por dentro, com uma casquinha dourada irresistível por fora. É a estrela da mesa nas festas de fim de ano e sempre faz sucesso entre amigos e familiares. Experimente e prepare-se para receber elogios.