Continua após a publicidade..

Pão de milho que aprendi em um hotel fazenda: é prático e muito saboroso

Continua após a publicidade..

Durante uma estadia em um acolhedor hotel fazenda, tive a oportunidade de aprender a fazer um delicioso pão de milho que se tornou uma das minhas receitas favoritas. Este pão é incrivelmente prático de preparar e oferece um sabor rústico e reconfortante, perfeito para qualquer refeição do dia. Vou compartilhar com você essa receita que certamente conquistará o seu paladar e o de todos em sua casa.

Ingredientes da receita de pão de milho

  • 240ml de leite morno
  • fubá (para polvilhar)
  • 1 gema de ovo (para pincelar)
  • ½  colher (chá) de sal
  • 500 g farinha de trigo sem fermento
  • ¼ de xícara (chá) de óleo (100ml)
  • 1 lata de milho-verde em conserva escorrido
  • 1 ovo inteiro
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g)
  • 3 colheres (sopa) cheias de açúcar
Pão de milho que aprendi em um hotel fazenda
Pão de milho que aprendi em um hotel fazenda

Modo de preparo

  1. No copo do liquidificador, adicione: 1 lata de milho-verde em conserva escorrido e 240ml de leite morno. Tampe e bata por 1 minuto.
  2. Peneire essa mistura já dentro da tigela onde vai preparar a massa e junte: ¼ de xícara (chá) de óleo,1 ovo inteiro, 3 colheres (sopa) cheias de açúcar e 1 sachê de fermento biológico seco. Misture tudo muito bem com um fouet, para o fermento se dissolver por completo.
  3. Entre aos poucos, com a farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição, com uma colher.
  4. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove a massa, até obter uma massa elástica e lisinha, que não grude mais nas mãos. Acrescente ½  colher (chá) de sal e continue sovando a massa.
  5. Pingue uma gota de óleo na bancada e nas mãos e sove a massa mais um pouco, para não precisar acrescentar mais farinha. A massa vai lugar bem levemente nas mãos, esse é o ponto correto.
  6. Faça uma bola com a massa e adicione-a novamente na tigela. Tampe a vasilha com plástico-filme e com um guardanapo limpo e deixe crescer em local abafado (como dentro do forno ou micro-ondas desligado, por exemplo), por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
  7. Passe mais uma vez um pouco de óleo na bancada e passe a massa para ela. Aperte com os dedos para retirar o excesso de ar.
  8. Retire porções da massa e, se tiver uma balança culinária, pese cada uma delas, deixando-as com 50g cada, ou procure deixá-las todas do mesmo tamanho.
  9. Boleie cada porção de massa, girando-a com as mãos na bancada.
  10. Transfira as bolinhas para uma forma retangular grande, já untada com manteiga ou margarina e polvilhada com fubá, mantendo um espaço de um dedo entre elas.
  11. Mais uma vez cubra com um guardanapo e aguarde crescer até dobrar de volume.
  12. Pincele os com gema de ovo, polvilhe com fubá, utilizando uma peneirinha e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 20-25 minutos.
  13. Retire, deixe amornar, tire da forma, sirva e delicie-se com seu sensacional pão de milho! Bom proveito
Continua após a publicidade..

Dicas Extras

Varie os Sabores: Adicione ervas frescas, como alecrim ou tomilho, à massa para um toque extra de sabor. Queijo ralado também pode ser uma excelente adição.

Mel e Manteiga: Sirva o pão de milho com uma generosa camada de manteiga e um fio de mel para um sabor irresistível.

Armazenamento: Guarde o pão de milho em um recipiente hermético por até três dias. Para prolongar a frescura, você pode congelar as fatias e aquecer no forno ou torradeira quando necessário.

Veja também: Bolo mole de leite: é fácil, cremoso e desmancha na boca

O pão de milho que aprendi a fazer no hotel fazenda é uma receita que une simplicidade e sabor de forma única. Sua textura macia e levemente adocicada faz dele uma opção versátil para qualquer refeição, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como acompanhamento de pratos principais.

Experimente preparar esse pão de milho em sua casa e veja como é fácil trazer um pouco do charme rústico e acolhedor do hotel fazenda para a sua mesa. Com certeza, esta receita se tornará uma das suas favoritas, assim como aconteceu comigo.