Como fazer o cancelamento de nota fiscal eletrônica

nf cancelada

Publicidade

Cancelamento de nota fiscal eletrônica

Para fazer o cancelamento de nota fiscal eletrônica, primeiramente a mercadoria referente à nota não pode ter circulado, ou seja, esteja ainda dentro da sua empresa. Por exemplo: ao receber um produto você precisa fazer uma série de procedimentos, como o registro e emissão de nota fiscal, porém, passado algum tempo você percebe que confundiu o nome do produto ou de quem o fornceu a você. Neste caso você precisa buscar a opção de cancelamento de nota fiscal, que está dentro do software emissor. Ao solicitar o cancelamento de nota fistcal, o software irá enviar um arquivo para a rede de sistemas da Receita Federal avisando o erro. Depois de uma analise, o pedido é validado, só assim o sistema da Receita Federal enviará de volta uma mensagem, na qual haverá a conclusão do cancelamento de nota fiscal.

Como funciana o procedimento de cancelamento de nota fiscal

O procedimento para cancelamento de nota fiscal eletônica não tem complicações, porém, deve-se ficar atento ao prazo máximo para cancelamento de nota fiscal, que é apenas 24h. Este prazo foi estipulado pela Receita Fedeal, o prazo curto serve para evitar que diversas notas fiscais canceladas depois que os produtos estivessem circulando no mercado.

Publicidade

Perdeu o prazo de cancelamento de nota fiscal eletrônica

Após o prazo de 24h, você pagará uma multa, o cancelamento de nota fiscal eletrônica tem até 31 dias após a emissão ainda para que você cancele a nota, ultilizando o software emissor. A multa cobrada após o prazo de 24h é em cima de cada nota fiscal emitida com erros. Por isso, tente evitar ao máximo essa situação de cancelamento de nota fiscal eletrônica após o prazo de 24h.